Como tirar passaporte?

O processo de como Tirar o Passaporte é bem simples, mas deve ser realizado com calma e atenção. Portanto, fizemos um passo a passo para que você entenda mais sobre todo esse processo.

Primeiro Passo: Primeiramente o solicitante deve acessar o site oficial da Polícia Federal (PF) para realizar essa determinada solicitação de Passaporte. Após realizar o seu cadastro com usuário e senha, o solicitante deve preencher um formulário eletrônico. O formulário deve ser preenchido com informações pessoais do solicitante que auxiliará em todo o restante do procedimento.  

Segundo Passo: Após realizar corretamente o preenchimento do formulário do Passaporte, será disponibilizado um boleto bancário para pagamento da Taxa GRU (Guia de Recolhimento da União). 

Terceiro Passo: O solicitante deve aguardar o tempo de compensação do pagamento da taxa do Passaporte para seguir esse passo. A compensação do pagamento da taxa pode ocorrer em até três dias úteis. Depois disso, o solicitante deve acessar o site da PF novamente e agendar no calendário o melhor dia e horário para seu atendimento presencial. 

Quarto Passo: Nesse passo é só comparecer para atendimento no posto da PF no dia e hora marcada. Nesse momento o solicitante deve ter todos os documentos essenciais em mãos. Além disso, é durante esse passo que será realizada a coleta da biometria e foto para o Passaporte.

Quinto Passo: O último passo é só aguardar a confecção do Passaporte. Nesse momento, indicamos que fique atento em seu e-mail, pois a PF informará sobre quando retirar o Passaporte. Além disso, o solicitante terá 90 dias para realizar a retirada do documento. 

Dica importante:

Recomendamos não comprar passagens ou marcar compromissos antes de possuir seu passaporte em mãos.

Quais os documentos para tirar o Passaporte?

As documentações para realizar a emissão do Passaporte são básicas. No entanto, se a PF julgar necessário que o solicitante tenha mais documentos que não estão listados, é essencial ter em mãos no momento do atendimento. Esses documentos são indicados para realizar o preenchimento do formulário eletrônico e para o atendimento presencial na PF.

  • CPF;
  • Documento de Identidade com Foto – RG;
  • Comprovante de Pagamento da Taxa GRU;
  • Quitação Eleitoral recente;
  • Certidão de Nascimento – para menores de idade;
  • Reservista Militar – para homens;
  • Certidão de Casamento;
  • Averbação – em caso de divorciados;
  • Passaporte Anterior – para Renovação do Passaporte;

Dica importante:

Não tem tempo de realizar todo esse processo? Indicamos que fale com um Consultor Especializado em Passaportes. O mesmo irá te auxiliar em todo esse procedimento, como preenchimento do formulário e agendamento com a PF.

Valor para tirar passaporte?

O valor da Taxa GRU atualmente está em R$ 257,25.

Qual a validade do Passaporte?

Após realizar todo esse processo de Emissão do Passaporte corretamente, esse documento terá a validade de 10 anos. No entanto, para menores de idade essa validade será contada de modo diferente. Será direcionada de acordo com a idade do solicitante. 

Por exemplo, se o menor tiver 5 anos de idade, seu Passaporte terá a validade de 5 anos.

Onde tirar o passaporte?

O Passaporte é emitido apenas em certos postos de expedição da Polícia Federal, mas é possível encontrar esses determinados postos em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. 

Sendo assim, relacionamos abaixo os postos de atendimento localizados em São Paulo.

  • Lapa de baixo: Rua Hugo D’Antola, 95. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 09h às 17h;
  • PEP Shopping Eldorado: Avenida Rebouças, 3970 1º Subsolo – Pinheiros. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h30;
  • PEP Shopping West Plaza: Av. Francisco Matarazzo, s/n 1º, Andar, Bloco B – Água Branca. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h;
  • Shopping Mooca: R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Loja 2112 – Mooca. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h;
  • PEP Shopping Ibirapuera:  Av. Ibirapuera, 3103 – Moema. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h30;
  • Shopping Mooca: R. Cap. Pacheco e Chaves, 313 – Loja 2112 – Mooca. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h;
  • Shopping D PEP: Av. Cruzeiro do Sul, 1100 – Canindé. Atendimento de Segunda a Sexta-feira, das 10h às 17h30;

Como é o atendimento na Polícia Federal?

Como dito anteriormente, para realizar todo o procedimento no posto da PF, o solicitante deve comparecer para atendimento no dia e hora marcados. No atendimento com a PF serão analisadas as documentações apresentadas,  a coleta da biometria, fotos e assinatura. 

Além disso, uma dica importante é chegar com 10 minutos de antecedência. Para que não ocorra maiores problemas e atrasos. Já que a taxa paga para a solicitação desse documento não tem reembolso.

Quero Meu Passaporte

    Seu nome (obrigatório):

    Seu e-mail (obrigatório):

    Seu Telefone com DDD (obrigatório):

    Sua mensagem:

    Como se vestir para tirar Passaporte?

    Estar bem apresentado durante a emissão desses determinados documentos importantes é sempre um ponto positivo. Visando que durante o atendimento na PF tudo será analisado. Portanto, fizemos uma listinha com algumas dicas básicas.

    • Esteja sempre bem confortável, com roupas em tons neutros e leves;
    • Uma dica é não ir de preto ou branco, pois no atendimento da PF será realizado fotos, então, é bom não ficar com a cor do fundo também na roupa, para se destacar;
    • A camiseta é a parte mais importante, pois na foto do Passaporte ela estará em maior evidência. Sendo assim, evite estampas que chame muito a atenção, brilho ou até mesmo decotes, como dito anteriormente, procure roupas básicas;
    • A PF não aceita que os solicitantes estejam de uniformes ou algo similar, como, por exemplo, roupas camufladas;

    Quanto tempo demora para tirar o passaporte?

    Para efetuar um agendamento na Polícia Federal para a solicitação da emissão do passaporte, o tempo de espera do agendamento pode chegar a 60 dias.

    Após o atendimento na Polícia Federal, a confecção do passaporte pode levar até 15 dias úteis. 

    No entanto, por intermédio de um Despachante de Passaportes esse tempo pode ser reduzido. Confira nossa tabela abaixo:

    • Passaporte ComumPor volta de 21 dias úteis para o agendamento na PF, e a emissão em até 7 dias úteis.
    • Passaporte Urgente com Agendamento – Por volta de 10 dias úteis para o agendamento na PF, e a emissão em até 7 dias úteis.
    • Passaporte Urgente – Atendimento no mesmo dia na PF, com a emissão em até 4 dias úteis.
    • Passaporte EmergencialAtendimento e Emissão no mesmo dia.

    Custo da assessoria através do nosso Despachante de Passaporte

    ATENDEMOS TODO BRASIL | VISTO ONLINE EXPRESS – Não perca mais tempo!

    Ligue agora:

    (11) 3500-4595