Quem pode tirar o Passaporte Urgente?

Como tirar passaporte urgente

Nesse artigo vamos explicar tudo sobre como tirar o Passaporte Urgente! Antes de tudo, respondendo a pergunta acima: todos têm direito de solicitar o Passaporte Urgente. No entanto, é necessário saber se seu caso é dado como de urgência pela Polícia Federal. Primeiramente, você deve saber como realizar esse procedimento. Sendo assim, nós vamos te explicar tudo que você necessita saber sobre o Passaporte de Urgência e você saberá se o seu caso se aplica nesse processo. Dessa maneira, você não perderá seu pouco tempo em muitas pesquisas.

Quando é considerado caso de urgência?

Segundo o site oficial da Polícia Federal, nem todos os casos são considerados aptos para a emissão do Passaporte Urgente. Dessa forma, vamos citar alguns dos casos em que a solicitação do Passaporte com urgência é aprovada. 

  • Trabalho: Um exemplo específico e recorrente é quando determinada pessoa necessita ir para o exterior participar de palestras e seminários que envolvem seu trabalho no Brasil. Porém, ela necessita do Passaporte Urgente, pois está na correria do dia a dia e não planejou a sua viagem anteriormente ou ficou sabendo dela em cima da hora; 

  • Saúde: Essa questão é apta de aprovação. Portanto, essa necessidade é considerada de urgência quando o solicitante precisa realizar alguma cirurgia ou qualquer outro tratamento de saúde em um hospital no exterior.  

  • Óbito: Esse caso se encaixa ao solicitante que precisa viajar com urgência, pois perdeu um familiar. Então, precisa ir ao determinado país com urgência. 

  • Ajuda humanitária: Como, por exemplo, estamos em um momento de Pandemia. Assim, um profissional da saúde necessita ir para um local com alta contaminação para auxiliar no tratamento dos infectados. Portanto, o Passaporte de Urgência caberia nessa circunstância. 

Existem outros motivos para conseguir o Passaporte Urgente?

A princípio existem outros motivos além dos citados acima, que podem valer na emissão do Passaporte Urgente. No entanto, o solicitante deverá comprovar o motivo de realizar o pedido deste documento e por que precisa desse documento com tanta urgência. Porém, seu pedido será analisado pela Polícia Federal. 

Como tirar passaporte urgente?

 Primeiramente você deve ter em mãos todos os documentos necessários para tirar o Passaporte com Urgência. Os documentos nesse caso são os mesmos para a solicitação do Passaporte Comum. Mas, você deve levar os documentos essenciais que comprovem a sua urgência. Os documentos são:

  • Passaporte antigo (se houver);
  • Comprovante de pagamento da Taxa Gru
  • CPF;
  • RG – para o documento de identificação;
  • Quitação eleitoral;
  • Certidão de Casamento e em caso de divorciados deve ter a Averbação;
  • Para menores de idade: Certidão de Nascimento;
  • Passagem aérea emitida;

Onde solicitar o Passaporte Urgente?

A Polícia Federal disponibiliza um setor especializado em passaportes. Dessa maneira, você deverá solicitar o seu pedido por meio do site oficial da PF.

Dica Importante:

Se você está sem tempo e não sabe como solicitar ou como preencher o formulário, pode solicitar a ajuda de um Consultor Especializado. O Mesmo vai te orientar como proceder, esclarecer suas dúvidas e ainda te acompanhar em um posto da Polícia Federal.

Onde devo retirar o passaporte pronto? 

Esse processo é bem importante, pois você deve saber de algumas restrições na retirada do Passaporte Urgente. Inicialmente, somente o solicitante do documento deverá retirar o mesmo no posto da Polícia Federal. Além disso, o Passaporte deve ser retirado no mesmo posto em que foi solicitado. Mais importante, não é necessário realizar o agendamento novamente na Polícia Federal para retirar o documento. Assim sendo, é só comparecer ao local. 

Precisa que seu Passaporte fique pronto no mesmo dia?

Está sem tempo e precisa de um passaporte em apenas um dia?  Você pode contar também com o serviço de Consultoria Especializada, o consultor irá checar se você está apto para emissão nestes critérios. 

 É possível solicitar o Passaporte nesse momento de pandemia no Brasil?

No momento, todos os departamentos da Polícia Federal estão fechados, sendo assim, o atendimento está suspenso por tempo indeterminado. Essa medida foi uma forma tomada pela PF para prevenção da Pandemia. Dessa forma, a PF está atendendo somente em casos extremamente específicos e que necessitam de real urgência. Além disso, a Polícia Federal citou em uma nota de esclarecimento que não existe uma previsão de retorno no atendimento. 

Um Despachante pode me ajudar?

Claro. Como dito acima, um Despachante especializado pode te auxiliar a conseguir seu Passaporte com mais agilidade e tranquilidade, porém, este trâmite é disponibilizado no site da PF de forma gratuita, no qual você pagará apenas as Taxas de Emissão do Passaporte. 

 Por Visto Online Express.

Links Relacionadas: 

Consultoria para Passaporte Urgente

Como Tirar Passaporte Comum

Visto Americano

Visto Americano Urgente

Consultoria para Visto Consular

Visto Canadá

(11) 3500-4595

Por Visto Online Express.