Meu passaporte foi impresso com erro de digitação, o que devo fazer?

como corrigir erro no passaporte

Imagem: Divulgação

Como corrigir erro no passaporte? É uma pergunta muito recorrente, pois depois de impresso, o passaporte já está finalizado e realizar um novo procedimento de emissão pode atrapalhar os planos de viagem do solicitante. Sendo assim, é necessário que quando receber o Passaporte o titular faça a confirmação dos detalhes contidos no documento.

Como corrigir erro no passaporte: O Posto de emissão de passaporte da Polícia Federal fará a correção?

Esse fator dependerá se o titular do documento apresentará a informação correta. Se o erro for cometido pelo posto da PF será realizado a correção do passaporte. No entanto, antes de recorrer a PF você deverá verificar se esse erro é algo que necessita de correção, pois existem casos em que a correção não se faz necessária. 

Quais os casos que não precisam de correção do passaporte?

Existem alguns erros que não implicaram com a sua documentação. Veja abaixo quais são eles: 

  • A falta de acentos: Mesmo que seu passaporte não tenha a cedilha, por exemplo, ele poderá ser utilizado sem problemas dentro e fora do Brasil. 

  • O uso de abreviação: Isso dependerá da informação dada pelo atendente, pois muitas vezes o solicitante será informado sobre a abreviação. É normal, segundo padrões da Aviação Civil (ICAO), a utilização da abreviação para nomes muito longos. O uso da abreviação não é constatado como erro e você poderá usar o seu documento normalmente. 

  • Erro na documentação apresentada: Se você reparou que seu passaporte está com um erro que é o mesmo erro que está presente em um documento, não se preocupe. Você não precisará corrigi-lo no momento, mas quando for renovar seu passaporte peça para que substitua o erro contido. 

Observação: Mas, se você julgar necessário mudar a informação contida em seu passaporte é só procurar o Posto da Polícia Federal com o documento indicando o erro. Se caso você fez seu passaporte com um Despachante, entre em contato com o seu consultor e ele te auxiliará nesse processo. 

Como corrigir erro necessário no passaporte?

Existem dois casos de erros de grafias, vamos falar sobre cada um deles. Bom, primeiramente, se o documento apresentado na PF possui erros de grafia isso não pode ser colocado como erro do passaporte, pois o mesmo só repete a informações apresentadas no documento pessoal do solicitante. Sendo assim, não será realizada a correção. Então, você deverá realizar uma correção em seu documento original e realizar novamente a solicitação de um passaporte. 

Meu documento está correto, mas meu passaporte possui erro de grafia, o que devo fazer?

Portanto, se seu documento apresentado na emissão do passaporte estava correto e não apresentava nenhum erro e o seu passaporte possui erro de grafia, você deverá ir até um posto de atendimento com todos os documentos que levou no dia da solicitação do passaporte ou procurar o Despachante que você contratou para te auxiliar. Se for comprovado que realmente o erro é existente o posto que lhe atendeu realizará o procedimento de correção do seu passaporte, sem custos adicionais. 

Quanto tempo leva para realizar a correção do passaporte?

O prazo para entrega do passaporte com todos os dados corrigidos pode ser de 3 a 8 dias úteis. Em caso de Passaporte Urgente é necessário identificar o seu caso para que o procedimento seja mais rápido. 

Como tirar Passaporte Urgente?

Nós somos o Despachante Visto Online Express, somos especialistas em Passaporte com urgência. Você terá seu passaporte em mãos com mais agilidade e praticidade. Te auxiliaremos do início ao fim do processo de forma online. Fale conosco e tire suas dúvidas! 

(11) 3500-4595

Por Visto Online Express.