Qual a validade do Passaporte Infantil?

Validade do Passaporte InfantilValidade do Passaporte Infantil – A validade do Passaporte é algo que causa muita dúvida, principalmente em casos de menores de idade, já que a validade do documento é um prazo menor. Sendo assim, a validade do Passaporte Brasileiro para bebês e crianças pode variar de 1 a 5 anos. Essa questão vai variar de acordo com a idade do solicitante. Portanto, veja a tabela para essa idade abaixo:

Recém-Nascido a 1 ano de idade incompleto – validade de 1 ano do Passaporte;

1 ano completo a 2 anos incompletos de idade – 2 anos de validade;

2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade do Passaporte;

3 anos completos a 4 anos incompletos de idade – 4 anos de validade;

4 anos completos até 18 anos incompletos de idade – 5 anos de validade do documento;

A partir dos 18 anos completos o Passaporte brasileiro passa a ter a validade de 10 anos. 

O que precisa para tirar passaporte de menor?

O processo de emissão do Passaporte para menores de idade é o mesmo para maiores de idade. Sendo assim, o primeiro passo é acessar o site oficial da Polícia Federal (PF) e realizar o preenchimento do formulário eletrônico com todas as documentações básicas e essenciais em mãos.

Quais os documentos para menor de idade?

Os documentos para emissão do Passaporte são básicos, mas se a PF precisar de documentos que não estão listados abaixo é necessário ter em mãos. Veja quais são abaixo:

  • Certidão de nascimento do menor de idade;
  • Certidão de casamento (em mudança no nome dos pais);
  • Documento de identificação e CPF do responsável;
  • Autorização da expedição de passaporte para crianças;
  • Foto tamanho 5×7, colorida, sem data e com fundo branco (para menores de cinco anos);

Além disso, em todos os casos o solicitante deve apresentar uma autorização dos pais ou responsáveis legais por escrito. Essa determinada autorização tem validade de um ano a partir das datas que são emitidas. Em caso do comparecimento de só um dos pais essa autorização deve ser autenticada por cartório. 

Pagamento da taxa GRU

Depois de realizar todo o preenchimento do formulário eletrônico é necessário pagar a taxa GRU (Guia de Recolhimento da União). O valor da taxa atualmente é de R$ 257,25. Esse boleto pode ser pago em redes bancárias, lotéricas ou pela internet. Depois da compensação do pagamento, o solicitante poderá realizar agendamento para atendimento presencial no posto da PF. 

Agendamento na Polícia Federal

Depois do pagamento da taxa GRU o solicitante deve acessar o calendário da PF para agendar um horário para atendimento presencial na Polícia Federal. O solicitante deve agendar dia, horário e posto de atendimento mais próximo. 

Atendimento na PF para Passaporte

No dia e hora agendados compareça para atendimento na PF com todas as documentações listadas acima em mãos. Além disso, o menor deve estar acompanhado dos pais ou representantes legais. Indicamos que chegue com 15 minutos de antecedência para atendimento.

Dica importante:

Se ficou com dúvidas ou não sabe como realizar esse processo, indicamos que fale com um Consultor Especializado em Passaportes. O mesmo irá te auxiliar em todo o passo a passo desse procedimento. 

Quem pode retirar o passaporte de menor?

Para o último passo é necessário que os pais ou responsáveis legais compareça no mesmo posto de atendimento para retirada do Passaporte. O menor deve comparecer somente no momento da emissão do documento.

Por Visto Online Express

Para mais informações não hesite, contate-nos! Há mais de 06 anos no mercado, somos especializados em Vistos para todo o mundo e Passaportes!

Ligue agora:

(11) 3500-4595

ATENDEMOS TODO BRASIL | VISTO ONLINE EXPRESS – Não perca mais tempo!