Se já está planejando sua viagem para a Europa em 2025, prepare-se para uma grande mudança: os famosos carimbos de Passaporte de países da Europa vão deixar de existir. A partir do dia 12 de Outubro de 2025, cerca de 29 países do Espaço Schengen (países europeus que permitem a livre transição) vão implementar o Sistema de Entrada e Saída (ESS), o que substituirá o carimbo físico por um processo eletrônico.
Essa grande mudança tem como objetivo agilizar o controle de fronteiras, aumentar a segurança dos países e trazer mais tecnologia e agilidade ao processo imigratório.
O que verá neste guia:
Mudança para quem tem viagem para Europa em 2025;
O ETIAS já estará em vigor em 2025?
Como o novo sistema funcionará?;
Posso negar a realizar a biometria?;
Quando inicia essa nova medida?;
O EES (Entry/Exit System) é um sistema eletrônico criado pela União Europeia para substituir os carimbos manuais nos passaportes. Portanto, ele possui alguns objetivos claros:
- Auxiliar na segurança das fronteiras;
- Combater o terrorismo e crimes;
- Prevenir a imigração ilegal;
- Deixar o processo imigratório mais ágil.
Observação:
De acordo com portais de comunicação, esse sistema será um complemento ao ETIAS (Futura Autorização de Viagem), que deve entrar em vigor em 2026. Porém, sem data determinada.
Não. De acordo com as últimas notícias, o ETIAS (autorização eletrônica de viagem) só entrará em vigor no final de 2026.
Ao entrar na Europa, o viajante realizará a coleta dos dados biométricos, como impressões digitais e reconhecimento facial, em postos de fronteira. Neste sistema terá informações armazenadas com segurança, como:
- Dados do viajante;
- Entrada e saída;
- Tempo de permanência autorizado.
Em alguns países pode ser solicitado um preenchimento de formulário informando sobre a tal viagem.
Dica importante:
A primeira vez pode ser mais demorado, mas nas próximas passagens pela fronteira o processo será muito mais rápido, já que os dados já estarão em sistema.
Todos os viajantes estrangeiros que desejam conhecer os países da União Europeia. A medida afeta os visitantes que não precisam de visto, pois serão estadias curtas, de 90 dias em um período de 180 dias. Portanto, brasileiros precisarão ter esse novo sistema.
Atenção:
Mesmo que o viajante tenha o pré-cadastro eletrônico, será necessário passar por uma checagem junto ao agente de imigração.
Não. Quem se negar a realizar a coleta dos dados biométricos terá a entrada automaticamente recusada.
Primeiramente será uma fase de teste e adaptação. Portanto:
- 12 de Outubro de 2025: Início da fase de adaptação com alguns países-membros do Espaço Schengen.
- Até 09 de abril de 2026: Todos os países já estarão com o EES totalmente implementado.
Não será necessário realizar o pagamento de nenhuma taxa para ter acesso ao EES. O registro biométrico, até o momento, é gratuito.
Serão cerca de 29 países da União Europeia e associados ao Espaço Schengen. Alguns deles são:
- Itália,
- França,
- Portugal,
- Áustria,
- Alemanha,
- Suíça,
- Suécia,
- Malta
- e entre outros.
Sim. Para quem viajar à Europa a partir de Outubro de 2025, os carimbos no Passaporte vão deixar de existir. O registro de entrada e saída é realizado totalmente de forma eletrônica, feito automaticamente pelo novo sistema EES Europa 2025.
Sim, todos os brasileiros que irão realizar uma viagem para Europa precisarão passar pelo EES.
Por Visto Online Express
Para mais informações não hesite, contate-nos! Há mais de 06 anos no mercado, somos especializados em Vistos para todo o mundo e Passaportes!
Ligue agora: